Theratogs | Processamento e Modulação Somatossensórios

Processamento e Modulação Somatossensórios

Sobre o Theratogs

Processamento e Modulação Somatossensórios

    • A Ciência de TheraTogs: Processamento e Modulação Somatossensórios

O sistema somatossensório utiliza terminações nervosas e receptores embutidos na pele para detectar informação tátil (tato) acerca do contato do corpo com o ambiente e outros objetos, e utiliza terminações e receptores embutidos nos músculos, tendões, ligamentos e superfícies articulares para receber informações proprioceptivas acerca da posição do corpo no espaço e relação entre as posições dos segmentos corporais.

Estas importantes informações sensoriais são então processadas na medula espinal, cerebelo e gânglios da base, e na área somatossensória primária do córtex cerebral, onde serão utilizadas para modular tanto o equilíbrio corporal quando a execução precisa de movimentos intencionais. [1,2]

O sistema somatossensório opera em um nível maduro em crianças em idade pré-escolar. [3] Há uma melhora progressiva no equilíbrio com a idade. A função somatossensória permanece intacta e inalterada entre os 5 e os 17 anos, enquanto há aumentos significativos na função vestibular com a idade e na contribuição visual com a altura. [4] Enquanto o estímulo visual prevalece como um mecanismo primário de equilíbrio em crianças e adultos normais, a contribuição de estímulos somatossensórios à manutenção do equilíbrio é significativa, e não se altera durante grande parte da idade adulta. [5]

Efeitos do envelhecimento nas funções sensoriais. Um terço dos adultos com idade a partir de 65 anos sofrem quedas todos os anos. Evidências clínicas e laboratoriais recentes sugerem que o envelhecimento resulta em:

  • Declínios diversos na forma e função fisiológica de diversas estruturas sensoriais
  • Perda de fibras sensórias mielinizadas distais e receptores
  • Propriocepção, vibração e sensação tátil discriminatória da extremidade distal inferior comprometidas
  • Equilíbrio comprometido

 

Pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer a relação entre comprometimento sensorial e equilíbrio.

Disfunção da Modulação Sensorial (DMS)

Previamente conhecida como Desordem do Processamento Sensorial (DPS) e “disfunção de integração sensorial”, a DIS é uma condição em que os sinais sensoriais não são organizados de forma bem sucedida em respostas apropriadas. A DMS pode ocorrer isoladamente ou como parte de outros transtornos, como o Transtorno do Espectro do Autismo ou Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Um estudo recente encontrou anomalias estruturais nas regiões de processamento sensorial do cérebro de crianças que apresentavam evidências clínicas de problemas na modulação ou processamento sensorial.

A DMS pode afetar um ou mais sentidos. Assim como outras doenças, os sintomas da DPS existem em um espectro. Uma pessoa com DMS pode responder de forma exagerada a sensações e considerar roupas, contato físico, luz, som, alimentos ou outros estímulos sensoriais intoleráveis. Outra pode apresentar pouca ou nenhuma reação a estímulos, nem mesmo a dor ou temperaturas extremas. Se o processamento de mensagens sensoriais dos músculos e articulações está comprometido ou atrasado, a postura e a coordenação motora podem ser afetadas. Ainda, outras crianças podem exibir um apetite inesgotável por sensações.

Mais informações em: www.spdstar.org/.

O Papel de TheraTogs na Melhoria da Modulação Sensorial

Baseando-se na ideia de que a produção motora ideal requer estímulos sensoriais ideais, e em concordância com os princípios da terapia de Integração Sensorial do Dr. AJ Ayers, para a criança cujo apetite para sensações seja inesgotável, as roupas TheraTogs (fabricadas com tecidos elásticos especializados e confortável forração em espuma) fornecem ao usuário plasticidade para compressão customizada e conforto ideal. O resultado típico é um efeito calmante e melhoria da atenção a tarefas e pessoas.

O mecanismo nesta resposta parece ser o de satisfazer o desejo por estímulos somatossensoriais de forma organizada e confortável. O aumento da consciência corporal trazido pelas roupas parece esclarecer as impressões da criança sobre seu perímetro corporal, e talvez aliviar a necessidade de continuamente buscar tal informação.

A adição das faixas, que melhoram o funcionamento do alinhamento postural acrescenta informações sensoriais corretas dos receptores das articulações – um estímulo para co-ativar os músculos posturais – enquanto melhora os aspectos biomecânicos e cinesiológicos do controle postural e funções motoras.

Dica: Se a criança responder de forma adversa ao contato da forração de espuma com a pele, sugerimos o uso de roupas que absorvem calor e umidade por baixo.

Referências

  1. http://www.sportsmedicineofatlanta.com/downloads/reference/BalanceEnhancement.pdf
  2. http://neuroscience.uth.tmc.edu/s2/chapter02.html
  3. Steindl R, Kunz K, et 2006. Effect of age and sex on maturation of sensory systems and balance control. Dev Med Child Neurol. 48(6):477.
  4. Cumberworth VL, Patel NN, Rogers W, Kenyon 2007. The maturation of balance in children.J Laryngol Otol. 2007 May;121(5):449.
  5. Pedalini ME1, Cruz OL, et 2009. Sensory organization test in elderly patients with and without vestibular dysfunction. Acta Otolaryngol. 129(9):962.
  6. Shaffer SW, Harrison AL. 2007. Aging of the somatosensory system: a translational perspective. Phys Ther. 87(2): 193.
  7. Owen JP, Marco EJ, Desai S, et al. 2013. Abnormal white matter microstructure in children with sensory processing disorders. Neuroimage Clin. 23;2:
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.